terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gastrite: O que pode e o que não pode.

Alimentos Recomendados:

• Arroz, pão torrado, biscoito e macarrão integrais;

• Leguminosas: feijão preto, mulatinho manteiga;

• Peito de frango, carne bovina magra, subdivididas (desfiadas, picadas e moídas) em preparações do tipo cozidos e assados;

• Peixes como: atum, sardinha e salmão;

• Ovos cozidos, pelo menos três vezes por semana;

• Hortaliças: abóbora, macaxeira, cenoura, abobrinha, beterraba, batata e tomate sem pele;

• Sopa de hortaliças bem cozidas e com pouca gordura;

• Frutas: banana, mamão, maçã, pêra, pêssego e damasco; se não apresentar desconforto gástrico: abacaxi e laranja;

• Chá de camomila, erva-doce e erva-cidreira; hortelã, gengibre e chá verde;

• 1/3 copo de suco de couve e/ou repolho crus, de preferência que seja diariamente;

• Alimentos ricos em vitamina A, E, C, como: óleo de gérmen de trigo, gérmen de trigo, amêndoa, avelã, aveia, lentilha, espinafre fresco, manga, brócolis e castanha do Pará (no máximo duas por dia);

• Leite desnatado, iogurte, ricota e requeijão light;

• Azeite de oliva extravirgem.

Alimentos que devem ser evitados:

• Doces concentrados: goiabada, doce de leite, cocada e geléia;

• Frituras e alimentos (como o pão) preparados com muita gordura;

• Bebidas gasosas e alcoólicas: refrigerante, água com gás e cerveja;

• Café (inclusive descafeinado), chá preto, chá mate, guaraná natural e chocolate;

• Leite e seus derivados em excesso (máximo de duas vezes ao dia);

• Pimenta-do-reino, pimentão, cravo da índia;

• Cubos concentrados de carne/ galinha/ bacon/ legumes e alimentos ricos em purinas: vísceras, sopas prontas, carne de porco, peru e pato;

• Frutas e alimentos ácidos;

• Leite integral e queijos gordos;

• Alimentos embutidos e em conserva.

RECOMENDAÇÕES: Mastigar bem os alimentos e fazer pequenas refeições com mais freqüência (ajuda na digestão). Evitar líquidos em excesso durante as refeições, evitar alimentos excessivamente quentes ou gelados, evitar ficar muito tempo em jejum. No café da manhã use banana cozida, aveia, em flocos e iogurte natural. Nos lanches, prefira os pães integrais light com queijos magros. No almoço e no jantar, dê preferência a arroz com feijão, salada de repolho cru, couve cozida, carne magra e de sobremesa uma fruta. Tomar os chás recomendados a cada quatro horas ao dia.

24 comentários:

  1. Obrigado. Esclareceu algumas coisas, e obrigado pelas recomendações. Fique em paz com Deus.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO VOCÊ ME AJUDOU A ESCLARECER MUITAS COISA DAQUI UNS DIAS EU MANDO OUTRO AGRADECIMENTO SE TUDO DER SER
    COM SUAS DICAS E COMIGO AI EU TEREI CERTEZA QUE VOCÊ
    E UMA ÓTIMA NUTRICIONISTA PARABÉNS ...

    ResponderExcluir
  3. não entendo umas dizem que feijão pode ,outras dizem que não podem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade
      uns sites vejo que não pode comer feijão e outros que sim
      fico em duvida!!!
      pois não é todo dia que posso pagar uma consulta só para saber se posso ou não ai qndo consulto bate de frente uma resposta com a outra.
      gostaria que tbm me esclarecesse isso
      ficaria mto grata!!
      pois descobri a pouco tempo q tenho gastrite cronica

      Excluir
    2. queria uma orientação sobre, como montar um cardápio alimentar de um paciente que sofre de gastrite, um cardápio semanal

      Excluir
  4. o feijão pode ou não para quem tem esofagite?

    ResponderExcluir
  5. obrigada,me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  6. Posso comer banana da terra cozida?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. doce pode ,tipo bananada ,amendoin..

    ResponderExcluir
  9. tipo tenho pan gastrite ,além dos fis uma endoscopia deu positiva pra bactéria h pylory ,to fazendo tratamento ,10 dias tomar 2 x ao dia amoxicilina de 500mg ,fora outro pra diminuir o suco gástrico ,acho que 10 dias e pouco ,dizem que essa bactéria e horrível tratamento demora 1 més,tomara.

    ResponderExcluir
  10. doutora ha alguns alimentos que estao aqui que como e me faz mal como feijao e repolho entre outros
    certamente devo evita-los

    ResponderExcluir
  11. eu pensei que nao podia comer feijao pois disem que e acido e o tomate nao e acido?

    ResponderExcluir
  12. Muuuuito obrigado refrescou minha consciência, pois diziam que muitas dessas coisas faziam mal.

    ResponderExcluir
  13. sinto muita dor no estomago ,chega a me falta ar gostaria de saber oque posso comer pois essa dor e horrivel doi ate minhas costas por favor me responda ,fui no medico ele falo que estava com gastrite nervosa obrigado mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sinto a msma coisa, volta ao seu medico e cuidado com a medicaçao caseira

      Excluir
  14. estou sofrendo com dores fortíssimas no estomago, essa reseitas com certeza ira me ajudar, ate perdi o apetite... muito obriado

    ResponderExcluir
  15. 51 kilo 164 me acho muito magrelo tenho gastrite oque faco pra engordar celular 024992965310
    pssilva184@gmail.com paulo

    ResponderExcluir
  16. e certo antes de tomar antibióticos para a bactéria hypilori tomar remédio para o estomago

    ResponderExcluir
  17. Soube que para amenizar a esôfagite o chá de Espinheira Santa resolve bem, e os alimentos que posso comer? O chá vermelho pode pois contém cafeina?

    ResponderExcluir
  18. Pão torrado pode? Achei que não podia!

    ResponderExcluir
  19. Quem tem gastrite pode comer sardinha enlatada ou e so ela pura?

    ResponderExcluir